Receba dicas grátis!

Maquiagem Artística: como fazer?

Maquiagem artística é um tema bastante amplo, como tudo que tem ligação com arte, não é? Ela não envolve apenas as técnicas, mas também a criatividade de cada maquiador. A atividade é muito usada para a construção de personagens, efeitos especiais e tudo mais que o universo do cinema, teatro e demais espetáculos pedirem.

Tentaremos deixar este texto mais introdutório, para você que quer se aventurar na maquiagem artística e precisa saber que ferramentas e produtos usar para começar bem nas técnicas. Então continue a leitura e siga com a gente nesse universo quase mágico!

Para dar efeitos de envelhecimento

A maquiagem artística é muito utilizada para efeitos de envelhecimento no rosto. O importante nesse caso é que o personagem fique o mais natural possível. As rugas no rosto são o aspecto principal. Elas podem ser feitas usando um pancake mais claro que o da pele e lápis de olhos marrom (para desenhar as rugas propriamente ditas).

A dica para que o desenho das rugas seja mais natural é pedir para a pessoa sorrir; assim essas partes ficarão marcadas e podem ser evidenciadas com o lápis. Essas linhas do lápis deverão ser “borradas”, utilizando uma esponjinha para não ficarem tão artificiais.

Os cabelos e demais pelos (bigode, barba e sobrancelhas) também precisam ficar envelhecidos. Aqui, nada de usar talco ou spray de tinta branca! O talco deixa os fios oleosos; e o spray pode deixar o resultado muito armado, com os fios duros e espetados. Para que os cabelos grisalhos fiquem mais naturais, você deve usar um produto específico, como o Cabelo Grisalho Branco da Catharine Hill, que não agride os fios.

Para esconder as sobrancelhas

Algumas caracterizações demandam que as sobrancelhas sejam escondidas, como no caso dos palhaços ou as caveiras mexicanas. O truque aqui é usar um produto chamado látex líquido ou o Theatrical Liquid Látex da Catherine Hill. Basta aplicar uma fina camada e espalhar com auxílio de uma espátula. Esse processo pode ser repetido, caso haja necessidade.

Aplique pó translúcido por cima para garantir que o efeito seja mais natural. Se as sobrancelhas forem muito encorpadas, pode ser necessário o uso de corretivo para disfarçar melhor. Por fim, cubra tudo usando uma base espessa no tom da pele e aplique o pó compacto para finalizar.

Outra opção, em caso de sobrancelhas muito grossas e/ou volumosas, é usar a Massa Moldável Charuto da Catharine Hill. Modele essa massa e a aplique sobre as sobrancelhas. Para disfarçar a transição entre massa e a pele, use a base e finalize com pó compacto.

Para criar hematomas

Outra vertente da maquiagem artística são os machucados falsos. Os hematomas são fáceis de fazer e podem ser elaborados utilizando maquiagem comum. Mas, é claro, se você usar produtos específicos, como o Clown Make Up da Catharine Hill, o resultado será muito melhor!

A dica é usar tons de azul, roxo, vermelho e preto. Basta aplicar o produto na região onde deseja o hematoma, dando leves batidas, sem exageros. O excesso pode ser removido de forma que o resultado não fique muito artificial.

Essas dicas garantem um bom início no mundo da maquiagem artística! Para ter ainda melhores resultados, é fundamental praticar sempre. Para obter bons resultados, utilize materiais adequados como os que oferecemos em nossa loja.

Não deixe de conferir nossa loja virtual e seguir nossa página no Facebook para receber mais conteúdos como esse!

Adicionar comentário