Receba dicas grátis!

Veja como fazer contorno facial em cada formato de rosto

O contorno facial é aquela técnica “milagrosa” que ajuda a disfarçar imperfeições, evidenciando os pontos mais positivos do seu rosto. Por exemplo, diminuir a testa, afinar o nariz, aumentar as maçãs do rosto, entre outras propostas.

No entanto, a fim de conseguir esses resultados, é preciso considerar o formato da face. Caso contrário, a técnica não ficará adequada. Neste post, vamos ajudar você a criar o contorno facial nos formatos de rosto mais básicos, ou seja: oval, quadrado, triangular, triângulo invertido e redondo. Acompanhe!

Contorno facial para o formato de rosto oval

O rosto oval pode ser considerado um formato de rosto mais fácil de contornar. No caso, esse aspecto não requer grandes truques. A dica aqui é escurecer a áreas abaixo das maçãs do rosto com um corretivo mais escuro.

Use o iluminador para “acender” o eixo central do rosto (aquela linha imaginária entre queixo, osso do nariz e testa). Isso também vale para a região abaixo dos olhos.

Contorno facial para o rosto quadrado

O rosto quadrado é caracterizado por ter linhas marcantes. Nesse caso, o contorno facial pode ser utilizado para suavizá-las. Quer criar uma aparência mais delicada e suave?

O mais indicado é usar o corretivo escuro nas laterais da testa e do maxilar (onde a fisionomia mais larga e forte será mais evidenciada). Já o iluminador deve ser usado no topo do nariz e no centro da testa e do queixo.

Contorno facial para um rosto triangular

Um rosto triangular é aquele cuja parte de baixo é mais larga que a de cima. Quem quer usar o contorno facial para disfarçar esse formato deve trazer a atenção para a linha dos lábios. Com o corretivo escuro, você deve escurecer as laterais do maxilar; e com o iluminador, garantir uma atenção especial para a testa, região abaixo dos olhos e para o queixo.

Contorno facial para o rosto em triângulo invertido ou formato coração

Se o topo do seu rosto for mais fino que a base, seu formato de rosto é o triângulo invertido (que também é chamado de rosto no formato coração). Para suavizar essa diferença, o contorno facial deve ser feito da seguinte forma: escureça com o corretivo as áreas laterais da testa e do seu maxilar, para que o rosto pareça ser mais fino por inteiro.

A aplicação do iluminador deve ser feita na linha “T” do rosto. Ou seja, na testa e na linha central do nariz. Dessa forma, a make concentrará mais atenção para essa parte da face.

Contorno facial no rosto redondo

Quem tem o rosto redondo pode usar as técnicas de contorno facial para afiná-lo, já que nesse formato de rosto a tendência é que na região das bochechas o rosto seja mais largo. O objetivo do contorno do rosto, nesse caso, é dar mais “altura” ao rosto, para que ele pareça mais comprido e menos circular.

O interessante aqui é usar o corretivo mais escuro para escurecer toda a área esquerda e direita do rosto, de modo a trabalhar com o iluminador apenas no eixo central.

Seguindo bem essas dicas, a técnica de contorno facial será aplicada corretamente e vai levar em consideração o seu rosto, e não um padrão generalizado.

O que achou de conhecer mais sobre os formatos de rosto e seus contornos faciais? Deixe o seu comentário aqui no blog.

Adicionar comentário