Receba dicas grátis!

Maquiagem artística: Tudo o que você precisa saber sobre prótese cênica

prótese cênica

Quando falamos em maquiagem artística, as possibilidades se abrem. Isso porque a liberdade nesse universo é infinitamente maior se comparada às maquiagens sociais. Como o nome já diz, é algo artístico, e a arte não costuma se limitar.

Com criatividade e as ferramentas certas, os resultados podem ser realmente impressionantes.

Uma dessas ferramentas imprescindíveis para quem trabalha com maquiagem artística e precisa de resultados grandiosos é a prótese cênica. Já ouviu falar dela? Se quiser saber um pouco mais sobre ela, acompanhe o nosso post. Falaremos de tudo o que você precisa saber sobre a prótese cênica e como utilizá-la.

O que é prótese cênica?

Quando observamos as maquiagens artísticas, é comum se perguntar como foram alcançados alguns efeitos. Certas coisas necessitam apliques, como aqueles narizes enormes de bruxa e suas verrugas, as orelhas de elfos e ninfas, entre outros aparatos. Estamos falando exatamente sobre a prótese cênica.

As próteses podem ser feitas de látex e espuma, espuma de poliuretano ou de silicone. Não se pode esquecer das massas moldáveis, como a massa moldável charuto, ideal para a confecção de postiços como cicatrizes, aumento de orelhas e narizes. E há a massa moldável doce de leite, com múltiplas funções como as citadas acima, além da camuflagem das sobrancelhas.

Normalmente o acabamento dessas peças é feito com a ajuda de um aerógrafo na técnica de air brush. Podem ser criadas a partir de moldes do rosto, sejam eles positivos ou negativos.

A prótese cênica é apropriada para as técnicas de maquiagem artística e faz toda a diferença na caracterização de personagens. É bem importante em produções para teatro, cinema, fotografia e outras áreas artísticas.

Como deve ser feita a fixação da prótese cênica?

A prótese cênica deve ser fixada na pele com uma cola específica e apropriada para o corpo. Jamais faça aplicações com colas que não sejam próprias para o contato com a pele. Isso pode trazer uma irritação ou alergia severa. Além disso, as próteses podem não fixar adequadamente.

O Theatrical Liquid Látex é o látex líquido ideal para a colagem de próteses cênicas. Além disso, o produto também facilita a criação de efeitos para envelhecimento. Aplique uma camada fina com a espátula, espalhando o produto com movimentos suaves sobre as áreas desejadas. Após essa aplicação, espere alguns segundos para a secagem do produto e aí coloque a prótese ou o postiço no local.

Para outros postiços (diferentes das próteses cênicas), como barba, cabelos, bigodes e demais acessórios, é indicado o uso do verniz para postiços.

Como remover uma prótese cênica?

Se você acha que ao remover uma prótese cênica a sua pele vai junto, pode se tranquilizar que isso não acontecerá. Quando aplicada adequadamente, ou seja, usando-se os produtos corretos, a aderência da prótese cênica não danifica a pele.

A remoção também será simples. Normalmente, basta puxar suavemente as extremidades para remover as próteses ou os postiços (como bigodes, cabelos etc.) aplicados ao rosto.

Existem cursos apropriados para quem desejar se especializar em próteses cênicas e maquiagem artística, como o curso oferecido pela Catherine Hill.

O que achou do post? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários as suas impressões ou perguntas a respeito do que quiser sobre maquiagem artística!

Adicionar comentário