Receba dicas grátis!

Os 4 erros que todo maquiador profissional deve evitar

catharine hill f2

Ser um maquiador profissional exige muito talento, estudo e prática. E em um mercado tão competitivo como o da beleza, sabemos o quanto é difícil traçar uma carreira de sucesso, conquistando clientes e se firmando como autoridade no seu nicho de atuação.

Mas se por um lado galgar um lugar ao sol nessa carreira exige muito comprometimento, por outro, bastam alguns deslizes para que o profissional de maquiagem perca totalmente a sua credibilidade no mercado e comece a perder clientes.

Pensando nisso, separamos neste post 4 atitudes que passam bem longe do profissionalismo exigido pelo mercado da make up, sendo erros que todo maquiador profissional deve evitar se não quiser ter a sua credibilidade diminuída.

1. Falta de higiene com o seu material de trabalho

Nada mais desagradável do que sentar para fazer uma maquiagem e ver que os pincéis do maquiador ainda estão sujos e com restos da make feita anteriormente.

Além de causar má impressão, essa falta de higiene é um desencadeador para a transmissão de doenças como gripes, herpes, conjuntivite, entre outras.

Portanto, ao se apresentar a uma cliente, certifique-se de que seus pincéis e demais ferramentas de trabalho estejam limpos e devidamente higienizados.

Se você atende diversas pessoas em um dia, sem um intervalo de tempo para limpar os pincéis a cada mudança de rosto, a dica é ter mais de um jogo de pincéis principais. Assim, você sempre se apresenta de forma limpa e asséptica.

Vale lembrar que certas atitudes de higiene suspeita também devem ser evitadas, como limpar erros de maquiagem usando saliva para umedecer o lenço de papel ou molhar a ponta de lápis ou pincel de contorno com a língua.

2. Falta de profissionalismo

Estar sempre atrasado, ser desagradável ou pouco atencioso com as clientes são exemplos de atitudes que caracterizam falta de profissionalismo e podem lhe fazer perder clientes e ser um maquiador pouco recomendado no mercado.

Portanto, fique atento a seus horários e nunca deixe uma cliente esperando. Além disso, siga regras simples de educação e cordialidade. A maquiagem é uma tarefa relativamente íntima e que exige proximidade por algum tempo e se você for um profissional desagradável, a situação pode ficar insustentável.

Entende-se por um profissional desagradável aquele que abusa da intimidade, faz perguntas constrangedoras, fala sem parar, dá opiniões incômodas, é mal humorado, entre outros comportamentos inadequados.

3. Utilizar técnicas erradas ou cometer excessos

Existem muitas técnicas, truques e dicas de maquiagem que são aprendidas em cursos e até no dia a dia como maquiador profissional.

No entanto, é preciso muito cuidado na hora de utilizar essas técnicas. Nada é pior para a reputação de um maquiador do que a aplicação de uma técnica pouco adequada para o rosto da cliente.

E entre essas técnicas erradas, vale um cuidado especial com o excesso de iluminação (principalmente para cobrir olheiras escuras) e de escurecimento (para afinar rosto e nariz).

Aliás, é importante não cometer excessos em geral: tanto no uso de cores (a não ser que seja uma maquiagem artística ou publicitária), como quantidade de base, pó e outros produtos que deixam a pele pesada e a maquiagem pouco agradável ou natural.

4. Não respeitar o perfil da cliente

Como maquiador profissional é normal querer expressar nossa criatividade em maquiagens mais ousadas, no entanto, essa vontade nunca deve se sobrepor ao perfil do cliente.

A maquiagem é uma forma de expressão da personalidade, portanto, ela deve ser adequada aos gostos e perfil da cliente, assim como à sua finalidade, seja um evento, peça publicitária, trabalhos artísticos, entre outros.

Ser um maquiador profissional é uma carreira promissora e se você trabalhar com responsabilidade, boas técnicas, materiais adequados – e claro – não cometer esses erros, as chances de sucesso são inúmeras!

Você já cometeu algum dos erros citados aqui? Compartilhe as suas experiências nos comentários!

 

Adicionar comentário