Receba dicas grátis!

Maquiagem artística: veja o que é necessário para fazer maquiagem de machucado

Quem investe em maquiagem artística deve aprender todos os truques para fazer com que as “coisas falsas” tenham aspecto mais realista, como no caso de uma maquiagem de machucado.

Para quem interpreta personagens, faz cosplays ou mesmo quer se fantasiar para o Carnaval ou Halloween, algumas dicas podem ser muito interessantes.

Neste post, aprenda tudo o que é necessário fazer para elaborar uma fantástica maquiagem de machucado, seja uma ferida falsa, seja uma cicatriz.

Ferida falsa usando papel

Nesse caso, você precisará de: um tubo de cola branca, uma base líquida no tom da sua pele, sombras coloridas (tons de vermelho, preto e roxo) ou pancake colorido, papel higiênico e dois pincéis (que podem ser pequenos).

Como a cola será usada diretamente na pele, é interessante investir em um produto que não seja tóxico, como aquelas gomas escolares.

Primeiramente, faça quadrados com o papel higiênico. Eles podem ser um pouco maiores que o tamanho da ferida que você deseja elaborar. Você precisará de, pelo menos, dois papéis do mesmo tamanho. É o número mínimo de camadas para uma ferida falsa.

Espalhe a cola na região em que você deseja simular a sua ferida. Machucados maiores exigem mais cola do que os mais discretos. Comece a colar as camadas de papel sobre a cola, aplicando a seguinte camada somente quando notar que a primeira esteja secando. Sempre utilize o pincel para espalhar as camadas de cola. Quanto mais camadas, mais profunda será a ferida.

Quando todas as camadas estiverem aderidas, passe a goma nas beiradas do papel, a fim de que a textura da cola dê um efeito diferente às bordas quando a make for aplicada. Coloque a base, mesclando a cor do papel com a tonalidade da sua pele. Em seguida, faça cortes no papel para simular as aberturas ou fissuras da sua pele.

É hora de aplicar as cores. Aplique o vermelho mais ao centro da ferida. Deixe o roxo e o preto para as bordas, caso contrário parecerá um hematoma. Se desejar um efeito ainda mais realista, você pode usar sangue falso, deixando que algumas gotas escorram naturalmente.

Maquiagem de machucado usando látex

A maquiagem cenográfica, certamente, ajudará você a alcançar um resultado ainda mais realista para a maquiagem de machucado. Você precisará de látex líquido teatral, pincéis, base, sangue artificial, lenços de papel, sombra escura ou pancake.

Aplique o látex na região em que você deseja a ferida, com ajuda do pincel e de maneira uniforme, tudo com muita calma e cuidado. A secagem dele pode ser rápida, por isso procure garantir uma superfície regular. Corte pedaços do lenço de papel e coloque sobre o látex para que cole. Aplique pelo menos duas camadas, que podem ser maiores que o tamanho da ferida que você deseja.

Em seguida, rasgue ou corte o papel e o látex. Para disfarçar a transição de pele e papel, aplique a base da cor da sua pele. Espalhe com os dedos para um aspecto mais realista. Espalhe a sombra ou o pancake vermelho sobre a ferida, na mesma transição de cores: claras para mais escuras. Por fim, aplique o sangue falso.

Maquiagem de hematomas

É possível fazer um hematoma falso usando a maquiagem comum, mas o efeito pode ser bem melhor com a maquiagem artística. Você pode usar o clown make up da Catharine Hill para um resultado incrível. Aposte nos tons de vermelho, preto e azul.

Basta aplicar o produto com uma esponja, dando batidinhas suaves sobre a pele. Evite exageros e remova o excesso de produto para o resultado não ficar artificial demais.

Com essas ideias, sua maquiagem ficará surpreendente!

E aí, o que achou dessas dicas? Já fez maquiagens desse tipo? Como elas ficaram? Deixe aqui seu comentário, com opiniões e/ou sugestões!

Adicionar comentário