Receba dicas grátis!

Como preparar a pele antes da maquiagem

Para garantir uma maquiagem mais duradoura e impecável, é imprescindível preparar a pele. Se não fizer isso, todo o trabalho que você teve para aplicar a maquiagem não vai durar muito, além disso, a pele pode apresentar um indesejável aspecto oleoso.

A boa preparação garante que a pele fique bem cuidada e muito mais protegida. Mesmo com a ação dos produtos de maquiagem. E então, vamos aprender?

Limpar a pele é o primeiro passo

Antes de qualquer coisa, é necessário remover as impurezas da pele. Você pode optar por usar um demaquilante antes de lavar.

Em seguida, use um sabonete apropriado para o rosto. Pode ser de limpeza profunda ou anti-oleosidade.

Enxágue bem o rosto para que resíduo nenhum fique sob a pele. Você pode finalizar a limpeza usando uma loção adstringente, caso a sua pele seja mais oleosa, pois o produto tem poder de contrai os poros sem fechar, mantendo a oleosidade da pele controlada.

Hidratação e proteção para preparar a pele

O uso de um hidratante manterá sua pele protegida, assim como o indispensável filtro solar. É possível encontrar produtos que garantem esses efeitos em um só. Ou mesmo uma base que contenha proteção solar.

A hidratação devolve a pele a água perdida, além de evitar que a maquiagem fique craquelada. Esses produtos devem ser sem óleo, evitando a obstrução dos seus poros. Para peles oleosas o ideal é que o hidratante seja tipo gel e não cremes.

Usar o primer garante resultados melhores

O primer tem diversos benefícios e é o queridinho para preparar a pele. Ele é responsável por fechar ainda mais os poros e controlar a oleosidade (evitando que a maquiagem escorra). Além de atenuar as linhas de expressão e também ajudar na fixação perfeita.

Uma boa base faz a diferença

A base deve ser escolhida considerando o tom e o tipo da pele. Por exemplo, se a pele for oleosa, o mais indicado é usar as bases líquidas.

É importante testar a cor da base nas laterais do rosto, sempre observando o tom da face e do colo. A pele do rosto normalmente é mais clara que o resto do corpo, por isso em alguns momentos é indicado escolher uma base com uma tonalidade mais clara do que seria a de sua cútis. Mas sem exageros.

Na hora de aplicar, atente-se para os movimentos. Você pode aplicar com a ponta dos dedos, dando leves batidinhas, ou com o auxílio de um pincel. Iniciando sempre pela parte onde encontramos a cor, ou seja, lateral do rosto ou queixo, com movimentos partindo das sobrancelhas até a raiz dos cabelos.

Já nos olhos, aplique a base nas pálpebras superiores de dentro para fora. Nas inferiores, de fora para dentro. Você pode passar a base no pescoço, caso essa região esteja mais clara que o seu rosto.

Corretivo para esconder as imperfeições

Outro passo fundamental para preparar a pele é usar um corretivo. Ele esconde as olheiras, manchas e até os vasinhos do rosto. Deve ser aplicado sempre após a base, para reforçar seus efeitos.

Espalhe o produto com batidinhas com as pontas dos dedos até que fique homogêneo. Se sua pele for muito seca, o corretivo líquido pode ser ideal.

E por fim o pó

O pó ajuda na fixação da maquiagem e uniformização da pele. Ele pode ser compacto ou solto. O pó compacto é indicado para peles mistas e oleosas, não para peles secas. Além disso, para peles oleosas o uso deve ser feito sobre todo o rosto. Mistas e secas, apenas no queixo, nariz e um pouco na testa.

Agora que você já sabe como preparar a pele, é hora de caprichar numa make-up maravilhosa. Verá que o resultado será ainda melhor. Gostou do post? Deixe aqui o seu comentário!

Adicionar comentário