Receba dicas grátis!

2 dicas para definir a base ideal para cada tom de pele

Você provavelmente já deve ter visto alguém errar na maquiagem. Blush demais, batom que borra, sombra exagerada . Esses equívocos são comuns, porém facilmente contornáveis. Entretanto, existe um erro comum que pode deixar o make de forma indesejada: errar na escolha do tom da base.

Uma pele morena demais, ou branca demais que contrasta radicalmente com o tom do colo e do pescoço pode contribuir para uma percepção ruim. Então, aproveite essas dicas para definir a base ideal de acordo com tom de pele, confira:

A escolha do tipo de base

Antes de escolher o tom, você deve escolher a textura do produto. Essa textura deve ser pensada para cada tipo de pele. Por exemplo: se a pele é oleosa, prefira as bases oilfree, matte, compactas ou em spray por exemplo. Para as mulheres de pele seca, as bases cremosas são perfeitas.

Depois desse passo a dica é, quando possível, experimentar o produto (nas lojas ou com as consultoras). Na hora de testar a cor, passe um pouco do produto no rosto (na lateral perto das orelhas) e espere secar para ver o tom. Esse é o melhor lugar para testar. Braços e mãos não são indicados, pois a cor da pele nessas regiões é diferente da pele do rosto.

A base ideal para cada tom de pele

Vale ressaltar que, em alguns casos a base não fique perfeitamente igual ao tom da pele, afinal, é natural que existam algumas nuances que devem ser trabalhadas com outras técnicas. Para solucionar esse ponto, podemos utilizar algumas misturas. Isso mesmo! Você pode misturar duas cores de bases diferentes. E ainda pode optar por misturar um pouquinho do seu protetor solar quando o desejo for clarear suavemente o tom.

Agora veja dicas para cada tom de pele:

  • Para peles claras: em geral são peles mais fáceis para achar um tom único que funcione. As regras para escolher o produto são iguais para todos os tipos de pele. Para as mais claras, caso o tom fique abaixo do desejado, basta clarear com um pó no final.
  • Para peles morenas: as peles morenas também têm diversos tons possíveis de serem usados, mas algumas misturas caem bem para diversos tons, já que nenhum deles é igual. A dificuldade maior é quando a pele é morena por causa do sol em excesso, pois o corpo fica sensivelmente mais escuro que o rosto. Nesse caso é recomendado usar um bronzer depois da base para harmonizar.
  • Para peles negras: precisam de mais cuidado na escolha e aplicação. Isso porque muitas peles negras variam nos tons de “fundo naturais” que podem ir desde os mais amarelados aos com tons mais escuros. Aqui a dica é misturar duas bases, aplicar, esperar secar e observar o tom. Vai ser necessário igualar ao pescoço e colo. Nesse caso, basta espalhar o produto também nessas regiões, porém em menor quantidade. Use misturas de duas bases, uma próxima ao tom (claro médio  escuro e outra mais  próxima  do  fundo, ou seja, amarelado, vermelho ou acinzentado.

É importante deixar claro que a pele do rosto dificilmente ficará idêntica a do pescoço (naturalmente mais clara por pegar menos sol) e do colo. Portanto, equilibre o máximo possível para não dar aquele contraste indesejado.

E aí, gostou? Conta pra gente como ficou o resultado final da sua make com a base ideal. Deixe seu comentário.

 

 

Adicionar comentário