Receba dicas grátis!

Quando utilizar batom matte ou cremoso?

matte ou cremoso

Apontados como uma forte tendência há alguns anos, mais precisamente no verão de 2012, os batons matte fizeram tanto sucesso nos lábios da mulherada que continuam com força total até hoje. Por serem opacos ajudam a construir um visual discreto e elegante mesmo se você optar pelas cores fortes.

Já os batons cremosos fazem parte da rotina há muito mais tempo e ainda sustentam seu espaço em diversos tipos de make.

Mesmo para aquelas mais antenadas e adeptas da maquiagem é difícil entender qual o melhor momento para usar o batom matte ou quando se deve optar pelo cremoso.

Para te ajudar na solução desse problema preparamos este artigo! Confira:

Entenda um pouco sobre o batom matte

O batom matte é aquele de aspecto mais sequinho, sem brilho. As marcas de cosméticos investiram numa formulação seca e duradoura e é exatamente isso que o produto imprime na make.

Sua aplicação requer alguns cuidados. Uma das maiores dificuldades é lidar com a textura ‘grudenta’ durante a aplicação. O segredo para a aplicação perfeita é estar com os lábios bem hidratados e principalmente: não esfregar um lábio no outro após a aplicação. Como o batom é sequinho, esse “esfrega, esfrega” não ajuda.

Para aplicar batom matte líquido, a orientação é passar de forma rápida e sem hesitar. Isto serve para que o lábio não seque de forma desigual e fique manchado. Se achar que o resultado não ficou como o esperado, retire o produto e reaplique.

Outra dica é não passar camada sobre camada. Como a pigmentação desse tipo de batom é de alta cobertura e durabilidade, se passar demais a boca pode ficar pesada e artificial.

Entenda um pouco sobre o batom cremoso

Os batons cremosos já fazem parte da rotina de maquiagem. Alguns tem textura mais leve, outros trazem mais brilho. Mas em geral eles são de fácil aplicação, podem vir no formato bastão ou líquido e trazem um certo brilho depois de aplicados. São os mais usados pelas mulheres jovens ou adolescentes.

Algumas marcas investiram em formulações que já vêm com hidratante e protetor solar.

Quando usar batom matte ou cremoso

Embora não exista uma regra oficial para o uso de cada tipo de batom pela experiência dos maquiadores e dos consultores de estilo, é sabido que batons cremosos são mais usados em situações menos formais, e os batons matte em ocasiões que exigem mais formalidade.

Os cremosos são muito comuns no dia a dia, na balada e até na praia. Já os batons matte são perfeitos para festas elegantes, reuniões formais e até para o trabalho.

Os batons cremosos remetem a um estilo mais despojado, alegre enquanto que os batons matte ajudam a passar credibilidade e elegância.

Claro que a percepção disso pode variar. Importa muito também o comportamento e o look que acompanha a maquiagem. Entretanto, essas são as fundamentais dicas para não errar na escolha. Informal, use o cremoso! Formal? Vá de batom matte.

Você ama maquiagem assim como a gente? Então deixe seus comentários!

Adicionar comentário