Receba dicas grátis!

Maquiagem para teatro: 4 dicas para manter a maquiagem perfeita

maquiagem para teatro

A maquiagem para teatro ou para estar no palco não existe simplesmente para caprichar na beleza de um ator ou atriz. Além de caracterizar a personagem, deve valorizar as expressões de quem atua, estando, ainda, em equilíbrio com a época, o cenário e a incidência da luz do palco sobre a pele.

Todo encanto do teatro é criado com ajuda da produção, e a maquiagem é parte do espetáculo. Confira algumas dicas importantes para manter a maquiagem perfeita para brilhar nos palcos!

1. No palco é como se tudo diminuísse

Esqueça os limites impostos pelas maquiagens sociais. Na maquiagem para teatro o exagero pode ser aproveitado. Para que a maquiagem apareça no palco, é preciso investir em cores e traços marcantes.

É preciso pensar que até mesmo um personagem que pede uma maquiagem suave deve ter um trabalho mais forte do que uma make suave do seu dia a dia. Isso é justificado, primeiramente, pela distância do palco e do público; depois, pela iluminação do cenário. Cuidado apenas para não exagerar demais, ou o ator/atriz pode ficar parecendo uma pintura cubista.

2. Invista em produtos a prova d’água e de longa duração

Quem nunca esteve em um palco não tem ideia de como aquele ambiente pode ser quente. Todas as luzes incidentes sobre os atores, somadas às movimentações em cena e, em alguns casos, os figurinos pesados aumentam a sensação de quentura e, como consequência, os atores podem suar bastante.

Para evitar que o suor no rosto acabe fazendo a maquiagem escorrer, investir nos produtos à prova d’água é fundamental. Imagine se no meio de uma cena todo o trabalho artístico feito com a maquiagem começar a derreter?

Nem sempre os atores têm tempo hábil para retocar a maquiagem com perfeição, muito menos para refazê-la. A peça pode ter até mais de uma sessão em um mesmo dia, portanto, outra dica é escolher produtos de boa fixação e longa duração. Assim, não existe o risco de a maquiagem ir embora ao longo da apresentação. Se necessário, use um bom fixador de maquiagem.

3. O pó é o seu melhor amigo na maquiagem para teatro

Um dos conselhos principais de quem prepara a pele para estar no palco é usar bem o pó. É esse produto que dará o acabamento ideal da pele na maquiagem para teatro, evitando que o rosto pareça “lustroso” abaixo dos refletores e nas lentes dos fotógrafos.

Entenda que o brilho pode ser bem-vindo na maquiagem artística. Mas o brilho do rosto devido à oleosidade natural da pele é diferente de uma make brilhosa!

E tudo bem marcar linhas de expressão na hora de selar a maquiagem da pele. Esse efeito no palco pode ser positivo, pois ajuda na articulação das caras e bocas feitas pelos atores e atrizes. O pancake aqui também é indicado: pode dar a uniformidade ideal, especialmente em personagens que pedem uma maquiagem mais trabalhada, como animais ou criaturas fantásticas.

4. Marque bem as sobrancelhas e os olhos

As sobrancelhas também são responsáveis por deixar a expressão do artista em maior evidência. Fazendo as correções com lápis de olho e deixando-as bem marcadas, as sobrancelhas podem deixar o personagem mais intenso.

Para dar mais volume aos olhos, use sombra branca ou prata (pode ter brilho) nos cantinhos e logo abaixo das sobrancelhas. Com o lápis e/ou delineador preto, reforce o contorno dos olhos para que o olhar fique mais marcante para o público. Nos cílios, o uso da máscara à prova d’água é indispensável.

De perto, todo o efeito da maquiagem para teatro pode parecer muito exagerado, mas na visão da plateia será surpreendente. Com produtos de qualidade, os resultados serão incríveis.

Está pronta para arrasar com a make no palco? Caso tenha alguma dúvida ou comentário a fazer, conte aqui!

Adicionar comentário