Receba dicas grátis!

O poder da maquiagem no empoderamento feminino

empoderamento feminino

Muito se fala hoje em dia sobre empoderamento feminino, padrões de beleza e autoestima. E a maquiagem pode ser nossa melhor amiga quando precisamos de um empurrãozinho, sobretudo nos dias mais difíceis de se encarar no espelho.

Mas será que sabemos usar a maquiagem a nosso favor? Esse post foi feito para você, que busca entender um pouco mais a respeito do empoderamento feminino e o bom uso da maquiagem. Continue a leitura!

Entendendo o empoderamento feminino

O empoderamento é, antes de tudo, uma ação social. É um processo coletivo, que consiste na concepção de poder das mulheres para trazer a conscientização de uma classe, com o objetivo de conquistar os seus direitos e o respeito como ser humano. Tudo de forma democrática e responsável.

O empoderamento se relaciona com a autoestima feminina, mas não possui significado similar. A forma como as mulheres enxergam a si mesmas, sua autoaceitação, é parte do movimento, mas não é a sua totalidade ideológica. Deve-se considerar que o empoderamento feminino exige a equidade de gênero em atividades sociais variadas.

A maquiagem então, pode funcionar como um dispositivo de empoderamento. Você quer um exemplo? Um batom vermelho, ao ser pintado nos lábios, pode contribuir para uma mudança de atitude, sendo um dos muitos reflexos do poder próprio a mulher.

A maquiagem que desperta a autoconfiança

Tenha em mente que as suas características físicas também refletem a sua personalidade. Pois muito embora todas enxerguemos inúmeros defeitos diante do espelho, nosso rosto também é cheio de qualidades que merecem ser valorizadas.

A maquiagem que desperta a autoconfiança na mulher não deve ser necessariamente aquela que esconde as imperfeições, que corrige uma mancha ou uma olheira. Mas sim a que valoriza os seus pontos mais fortes!

É como usar a técnica do contorno facial. Você gosta dos seus olhos? Das maçãs do seu rosto? Então procure formas de evidenciá-los. Encontre os traços perfeitos. Qual a sua cor favorita de batom? O que você acha que combina melhor com você? Use!

Acordou se sentindo abatida? O blush pode ajudar a mudar o quadro. Mas é a sua autoconfiança que dita a postura ao abrir a porta de casa e ir ao trabalho, a escola, ou onde mais você precisar.

Você é linda, a maquiagem só dá uma mãozinha

Os padrões de beleza impostos pela sociedade podem ser muito cruéis. Comparar-se com outras mulheres, especialmente com as modelos de capa de revista, não faz bem a ninguém. Temos uma beleza própria, logo precisamos de uma maquiagem exclusiva para o nosso rosto, nossos objetivos, nossos detalhes, nossos formatos.

Enxergar somente os pontos negativos não desperta a sua autoconfiança. Afinal, é você quem decide o que precisa ser “corrigido”; e não os padrões da sociedade.

A escolha da maquiagem pode ser uma expressão da liberdade. Se ela te ajuda a refletir quem você realmente é, uma mulher bonita, poderosa e cheia de atitude, então faça o bom uso dela.

Valorize as suas qualidades e deixe de lado o que os outros vão pensar. Mostrar isso ao mundo contribui para as ações de empoderamento feminino.

Tem alguma história relacionada ao tema para contar? Então compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Adicionar comentário