Receba dicas grátis!

Conheça os diferentes formatos de rosto

Cada pessoa tem um formato de rosto diferente. Antes de produzir uma maquiagem, é importante conhecê-los, pois assim alguns truques, como luz e sombra, poderão ser mais bem aplicados com o objetivo de deixar o rosto mais harmonioso.

Você quer saber quais são os diferentes formatos de rosto? Basta continuar a leitura desse post. Separamos aqui os formatos principais, certamente você identificará qual é o seu e logo ficará mais fácil valorizar os traços do seu rosto com a make-up certa. Confira!

O rosto oval

Esse é considerado um dos formatos de rosto mais harmoniosos, esteticamente falando. Isso porque era tido como o “rosto feminino ideal” na época do Renascimento — e até o século XX. Ele pode ser usado como parâmetro em correções com cirurgia plástica, por exemplo.

O rosto oval traz características diversas de um rosto arredondado. Os cantos costumam ser suaves e delicados e não possui ângulos proeminentes. Um exemplo de pessoa famosa com o rosto oval é a atriz Emma Watson.

Para valorizar esse tipo de rosto, é interessante escurecer na parte abaixo as maçãs (aquele espaço fundo que aparece quando fazemos a “boca de peixinho”) e iluminar o centro (nariz e testa).

O rosto redondo

É confundido e parecido com o rosto oval. Porém, a testa e o queixo são mais curtos. Outro detalhe é que a linha da largura do rosto é proporcional à linha do comprimento. A testa, além de mais curta, é visivelmente mais redonda.

O rosto redondo não tem necessariamente a ver com o peso da pessoa. É comum que as mulheres digam que estão com o rosto redondo quando estão acima do peso. Para ter uma ideia, um exemplo de rosto redondo é o da atriz Kirsten Dunst.

Para obter um efeito mais “afinado” nesse formato de rosto, escureça as laterais e abaixo das maçãs. O destaque com o iluminador vem abaixo dos olhos, no nariz e no centro da testa e queixo.

O rosto quadrado

Nesse formato, os ângulos são retos nas laterais, desde a testa até a mandíbula. A linha de largura costuma ser proporcional à linha do comprimento. E o alinhamento desse tipo de rosto é abaixo da linha do centro da boca.

A atriz Angelina Jolie é um bom e belo exemplo de rosto quadrado. Para valorizá-lo, o eixo central do rosto deve ficar em destaque, como o nariz e o meio do queixo e da testa. O topo da testa e as laterais do maxilar devem ser escurecidos.

O rosto longo

Nesse caso, a linha de largura é menor que a do comprimento, independentemente do formato do restante da face. Para que fique mais harmônico, a ideia é “encurtar” o rosto com a maquiagem. Para isso, basta escurecer o topo da testa e a pontinha da mandíbula.

Iluminando a região central do rosto, especialmente abaixo dos olhos, as atenções estarão voltadas para essa área. Um exemplo de rosto longo é o da atriz Sarah Jessica Parker.

O rosto triangular

De uma maneira geral, pode-se dizer que nesse formato a testa é mais estreita e a mandíbula mais larga. Porém, um triângulo pode ter duas direções diferentes, com sua “ponta” para baixo ou para cima. Cabe a você verificar como é mais parecido com o seu.

Por exemplo, a atriz Miley Cyrus tem o rosto triangular “invertido”, ou seja, a ponta do triângulo é o seu queixo. O interessante, nesse caso, é fazer o contorno do rosto tirando a atenção das laterais do maxilar.

Os outros formatos de rosto

É claro, se formos atentos a todos os detalhes, outros formatos de rosto podem aparecer. Há quem diga, por exemplo, que quando as maçãs do rosto são “saltadas” e o queixo muito fino o rosto é tipo diamante. Se o seu caso for parecido, mas a testa se apresentar mais larga, pode ser um rosto do tipo coração. E por aí vai.

Teste sempre e encontre a melhor forma de esconder o que você considera que precisa ser oculto ou camuflado — e destaque seus melhores traços!

O que achou das dicas? Como você tem harmonizado a make-up para o seu formato de rosto? Deixe aqui o seu comentário.

Adicionar comentário