Receba dicas grátis!

Como limpar pincéis de maquiagem da forma certa

Para evitar a proliferação de bactérias e garantir o acabamento perfeito é fundamental que os pincéis de maquiagem sejam limpos com frequência. Por meio da higienização das cerdas — ou da esponja, se for o caso — todos os fragmentos de maquiagens anteriores são retirados e o acessório fica pronto para a próxima.

Para mantê-los sempre macios e para evitar a queda dos pelos, a etapa deve ser feita da maneira correta. Ao final, a utilidade dos itens não será comprometida e você terá total segurança para usá-los.

Não sabe por onde começar? Então veja como limpar pincéis de maquiagem longe de erros!

Comece com a aplicação de um produto específico

Para fazer a higienização, não basta apenas utilizar água. Muitos itens de maquiagem, como as bases, têm silicones e outros elementos que ficam impregnados e que não saem com a água. Ao mesmo tempo, não é recomendado usar sabonetes comuns ou detergentes, já que as cerdas ressecam.

Há quem diga que lavar o pincel com água e shampoo neutro é uma boa dica. Porém os resquícios do produto podem entrar em contato com a pele e causar alguma alergia. Por isso, o melhor é utilizar uma solução higienizadora de pincéis. Formulado de um jeito específico para essa ação, garante a integridade das cerdas e a segurança para a pele.

Faça movimentos leves e circulares para limpar pincéis de maquiagem

Depois de aplicar o produto adequado, é recomendado realizar alguns movimentos para que o líquido alcance até os pontos escondidos ou mais profundos. Ao mesmo tempo, é necessário ter cuidado, pois ações bruscas podem fazer o pincel perder o formato.

A recomendação é passar levemente o pincel molhado na mão ou em uma toalha. Se o local tiver alguma textura, como ranhuras e elevações, é ainda melhor para tirar todos os resquícios.

Depois de fazer os movimentos, enxágue o pincel e repita o primeiro passo até que a água saia limpa.

Tenha cuidado para não molhar a parte metálica

É importante lembrar que, ao limpar pincéis de maquiagem, você deseja higienizar apenas as cerdas — e não o objeto inteiro. A recomendação é necessária porque molhar a parte metálica, que conecta as cerdas ao cabo, pode levar à inutilização do acessório.

Umedecer essa área levará ao enfraquecimento da cola. Como resultado, os pelos começarão a cair e, em breve, o pincel não será mais útil. Também há o risco de gerar ferrugem nesse ponto.

Os de madeira exigem cuidado especial. Se forem molhados, a tinta pode descascar e o cabo talvez apodreça. Portanto, molhe apenas a extremidade que entra em contato com a pele!

Não se esqueça da etapa de secagem

Depois de realizar todos esses passos, é essencial tomar cuidado com a fase de secagem. Afinal, de nada adianta limpar pincéis de maquiagem e deixá-los secar do jeito incorreto, com umidade ou prejudicar a estrutura.

Assim que terminar o enxágue, coloque os itens em uma posição vertical ou apoiados para fora da mesa ou da pia. Quanto maior for a densidade, mais tempo demorará até secar. Em média, uma noite em temperatura amena é suficiente para ter todos os itens secos.

Evite deixá-los no sol ou usar toalhas, especialmente se forem de cerdas naturais. Se precisar secar um item com rapidez, use o secador na temperatura morna e sempre na direção dos pelos.

Limpar pincéis de maquiagem é essencial e, ao concluir essas etapas, você fará tudo do jeito certo. Ao final, os itens estarão prontos para o uso seguro e adequado!

Como você tem feito a limpeza? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários!

Adicionar comentário