Receba dicas grátis!

4 dicas para trabalhar efeitos e texturas em maquiagens artísticas

 

Mesmo quem já conhece toda engrenagem que se usa na criação de uma maquiagem artística se surpreende com o resultado final. É possível fazer praticamente qualquer efeito sobre a pele usando os produtos e técnicas certos.

Efeitos e texturas que simulam olheiras, sangue, cortes, cicatrizes são os mais comuns no cinema e na TV. Entretanto no teatro há alguns efeitos e texturas para fazer pele de animal, de seres mágicos e muitos outros.

Preparamos este artigo para mostrar a você algumas dicas para trabalhar efeitos e texturas em maquiagens artísticas, confira:

Airbrush para uniformizar a pele

É uma ferramenta muito usada tanto para maquiagem social, como pra artística. É um aerógrafo junto a um compressor que faz a aplicação da maquiagem, que pode ser apenas base em tom de pele ou base colorida, por exemplo, usando um spray (o pigmento pulverizado). O resultado é uniformidade total. O airbrush vai ajudar a preparar a pele para qualquer textura ou efeito que venha a ser aplicado por cima.

Esponjas texturizadoras

No universo da maquiagem artística usam-se muito as esponjas. Elas têm diversos formatos e texturas e existem desde as mais comuns, usadas também em maquiagem social, até as mais especiais que podem conferir outros efeitos.
Esponjas mais grossas são ótimas para fazer texturas especiais. Por exemplo, efeitos de pele arranhada ou queimada podem ser feitos usando tinta sobre as esponjas e aplicando sobre a pele. Dependendo do tipo de resultado que você espera, será necessário usar o látex ou massa moldável antes de aplicar o Clown e a Acqua Color.

A esponja marinha, por exemplo, funciona como carimbo e pode ser utilizado Estêncil juntamente com a esponja por cima.

Na Catharine Hill, os pinceis para maquiagens artísticas são muito usados e são os mesmos para maquiagens social. Porém, como são utilizados em produtos mais pigmentados, o ideal é deixá-los separados somente para maquiagem artística.

 

 

Truques com massa moldável

A massa moldável é um excelente recurso usado na maquiagem artística. Disponível em diversas cores e tons de pele ela é importante para muitas técnicas. Entre elas podemos citar: cobertura de sobrancelhas, aumento de orelhas e narizes, criação de verrugas e muito mais.

Para ser fixada à pele ela precisa ser “colada” com um verniz postiços, que também deve estar presente na maleta do maquiador artístico. É muito simples de moldar, bem parecida com uma massinha de brincar.

Para conseguir um trabalho de excelência com efeitos e texturas em maquiagens artísticas é ideal optar por produtos de qualidade. Isso porque não é apenas o visual que interessa. O ator que está servindo àquele papel tem uma pele e essa pele precisa ser respeitada.

Outra questão importante para quem quer arrancar elogios com uma maquiagem artística bem feita é estar sempre atualizado sobre técnicas e recursos que podem agilizar, facilitar e melhorar seu trabalho. Uma boa dica é buscar inspirações em filmes, exposições, etc.

Já atua neste mercado? Então conta pra gente um pouco da sua experiência com efeitos e texturas! Deixe seu comentário.

Adicionar comentário